quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Reserva Serra das Almas.

[Serra+das+Almas.jpg]
Reserva Serra das Almas está localizada em Cratéus (CE).

Por Roberto Macêdo (*)

Há mais de uma década, quando, juntamente com um grupo de pessoas motivadas por Samuel Johnson, um empresário norte-americano que resolvera doar uma área para preservação da Caatinga em retribuição aos ganhos que tivera em sua atividade de extração da cera da carnaúba no Ceará, aceitei o desafio de me dedicar ao trabalho de recuperação de áreas degradadas da Caatinga.
Muita gente pode até não acreditar, mas em pleno semiárido cearense existem lugares de natureza exuberante, com rica fauna e flora próprias da Caatinga. A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), situada no município de Crateús, é um deles, sendo um exemplo de como se adotando medidas adequadas de manejo a recuperação se manifesta em toda sua potencialidade e diversificação.
Em uma área com mais de seis mil hectares, que possui três nascentes, essa reserva abriga centenas de espécies vegetais, que vão do jatobá e da aroeira a macambiras e croatás. Entre os animais identificados até o momento, circulam livremente veados, onças, jacus e periquitos, totalizando 45 espécies de mamíferos, 237 espécies de aves, 44 espécies de répteis e 34 espécies de anfíbios.
Além da preservação em si, a Serra das Almas desenvolve um trabalho junto às comunidades do seu entorno visando a educação ambiental e a geração sustentável de renda. A reserva desenvolve ainda atividades de produção de mudas, de pesquisa e difusão ambiental, contando com trilhas interpretativas e alojamentos para pesquisadores e visitantes.
Os conhecimentos acumulados e a experiência adquirida com a Reserva Serra das Almas, levou a Associação Caatinga, sua mantenedora, a contribuir para a expansão dos conceitos de preservação e de conservação do bioma caatinga e a combiná-los com estratégias de desenvolvimento sustentável.
São muitos os projetos e programas em execução, desenvolvidos com base no modelo da Serra das Almas, dentre os quais destaco: Sertão Verde – programa que alia a conservação da natureza ao desenvolvimento local (Bovespa); Apoio e incentivo à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (Funbio e Prefeitura de General Sampaio); Caatinga Preservada - implementa o Programa de Incentivo à Conservação em Terras Privadas na Caatinga (MPX, Aliança da Caatinga e TNC – The Nature Conservancy); No Clima da Caatinga – mitigação de efeitos do aquecimento global através de ações de conservação da Caatinga (Petrobras + 24 parceiros); Embarque nas Trilhas da Caatinga – capacitação e fortalecimento para o turismo na RNSA e entorno (TAM).
Como se vê, a sensibilidade de cidadãos e de empresas, com relação à importância da preservação e conservação da caatinga, na ótica do desenvolvimento sustentável, aumenta a cada dia. Tanto que cada vez mais pessoas e empresas participam do elenco de patrocinadores de projetos, mostrando que a causa da recuperação da caatinga já é bem mais do que um sonho. Sinto-me orgulhoso de fazer parte dessa transformação. (Fonte: O POVO Online/OPOVO/Opinião)


(*) Roberto Macedo é empresário

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...