Agricultora Rita da Silva, que costuma usar plantas para tratar de dores de cabeça. Foto: acervo da Casa da Mulher do Nordeste |
O uso de plantas medicinais da Caatinga é uma das práticas mais antigas na região do Pajeú, mas essa cultura têm se perdido ao longo dos anos. Para amenizar essa situação, o projeto Mulheres na Caatinga, executado pela Casa da Mulher do Nordeste, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tem contribuído com a preservação das espécies, e proporcionado espaços de trocas de conhecimentos e saberes entre as mulheres sobre as plantas medicinais.
A agricultora Rita da Silva Fortunato, 50 anos, residente na comunidade de Poço Redondo, do município de Tabira, destaca o uso da Catingueira da Caatinga, espécie que está ameaçada de extinção, segundo o Ibama, para o uso da medicina. "Ela serve para o tratamento do calor da menor pausa e a receita é a seguinte: 200 gramas da flor da catingueira desidratada, 1 litro d'água limpa e potável. Para preparar, é só colocar as flores dentro d'água por um dia e deixa descansar, depois é só coar colocar em uma garrafa limpa e conservar na geladeira, e pode tomar três vezes ao dia”, disse.
Rita explica que uma mesma planta pode ser utilizada para diferentes enfermidades, sendo, por isso, importante não fazer uso delas sem a devida orientação médica ou de algumas raizeiras como são conhecidas na região. "Devemos coletar essas plantas sem prejudicar suas propriedades, nem o seu desenvolvimento, de forma que elas estejam sempre disponíveis na Caatinga. E sempre que for preparar um remédio, utilize água limpa e tratada para evitar contaminação durante o preparo. Além disso, é importante usar sempre partes sadias das plantas, isto é, que não estejam contaminadas ou doentes", completou.
Para a CMN o Bioma Caatinga oferece aos povos e comunidades da região, serviços ambientais que atendem a maior parte das necessidades imediatas para a reprodução de suas famílias e culturas. Para as mulheres, principalmente, a Caatinga é fonte insubstituível de madeira, alimentos, fitoterápicos, produtos não madeireiros utilizados em rituais festivos e sagrados, e na confecção de artesanatos.
Parabéns aos administradores, escritores e toda a galera do blog que trabalha para produzir conteúdo excelente como este!
ResponderExcluirComprar Grama, Gramas, Grama Esmeralda, Grama Esmeralda Preço, Grama Batatais, Grama Batatais Preço, Grama São Carlos, Grama São Carlos Preço, Grama Bermudas, Grama Bermudas Preço, Grama Coreana, Grama Coreana Preço, Grama Santo Agostinho, Grama Santo Agostinho Preço, Grama para Jardim, Como plantar Grama.