sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comitê discute ações de combate à desertificação


O Comitê Estadual de Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco – CERBCCA - promoveu nesta terça-feira (15) na Secretaria de Ciência e Tecnologia – Sectma, uma reunião extraordinária para discutir as ações do colegiado para o binômio 2008/2010. O Comitê vai implementar ações que visem reduzir o processo de desertificação da Caatinga. Caberá ao órgão articular as instituições públicas e entidades privadas, além da comunidade científica em busca da preservação.
Na oportunidade teve uma palestra sobre as ações de fiscalização do IBAMA em Pernambuco, proferida pelo chefe de fiscalização do órgão, Leslie Tavares. O CERBCCA objetiva apoiar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Caatinga, priorizando a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico, além de divulgar questões relacionadas ao bioma caatinga, atuando em ações ligadas à educação ambiental.
O Comitê de Pernambuco foi criado pelo Decreto nº 27.934, de 18/05/2005, do Governo do Estado. São membros do Comitê Estadual: Ibama, Codevasf, Embrapa, BNB, Sectma, AMUPE, representantes de municípios situados na Caatinga, das ONG's (Cecor e APNE), da Comunidade Acadêmico-Científica, dos Trabalhadores Rurais, do Setor Empresarial, dos Moradores e do Setor Cultural.
A Caatinga apresenta uma biodiversidade com muitas espécies de plantas e animais. Cerca de 70% do território nordestino é ocupado pela caatinga, com 56% da população nordestina morando no bioma. Em Pernambuco, 119 municípios fazem parte do bioma caatinga e 40% da população pernambucana vive nesta vegetação. Mesmo assim, mais de 600 mil hectares do território nacional formado pela caatinga já estão devastados, sendo que desses mais de cento e oitenta e um mil já estão em estado de desertificação.
A reunião contou com a participação do Secretário Executivo de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Aloysio Costa Júnior e de várias instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...