segunda-feira, 13 de abril de 2009

Petrolina sedia segunda oficina de combate à desertificação

Foto: LEOPOLDO NUNES

A Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma) vai realizar nesta terça-feira (14), no município de Petrolina, a segunda das cinco oficinas regionais de construção do Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-PE). No encontro, estarão presentes técnicos da Sectma, Representante do Comitê Estadual da Caatinga - CERBCAA/PE(Raimundo Guaraci), membros da sociedade civil organizada, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de setores produtivos de 14 municípios do Sertão do São Francisco e Sertão de Itaparica.
As oficinas funcionam em caráter consultivo e servem para colher contribuições dos envolvidos no processo de desertificação no Estado para a construção do PAE-PE. Muitas vezes o homem do campo não sabe o que significa desertificação, no entanto, está tão envolvido no cenário, que passa a ser uma importante fonte de contribuição nesse processo de construção do Programa Estadual de Combate à Desertificação. É com a participação dessas pessoas que o programa será elaborado, explicou o secretário executivo de Meio Ambiente da Sectma, Aloysio Costa Junior.
Na primeira oficina, que ocorreu em Salgueiro (30 e 31/03 e 01/04), a equipe da Sectma detectou problemas como excesso de desmatamento, fiscalização insuficiente, práticas agrícolas não sustentáveis e a gestão deficiente de recursos hídricos como principais agravantes da desertificação naquela região. Ao término do ciclo das cinco oficinas, a Sectma terá em mãos um diagnóstico do processo climático, no Sertão e Agreste do Estado, para que possa traçar as diretrizes necessárias à implantação do PAE-PE.
As próximas oficinas acontecerão nos municípios de Triunfo (28, 29 e 30/04), Garanhuns (05, 06 e 07/05) e Taquaritinga do Norte (12, 13 e 14/05). Ao todo participarão das oficinas representantes de 118 cidades da região do Agreste e Sertão do Estado.
PARCERIA - A realização das oficinas de construção do PAE-PE é uma iniciativa da Sectma, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência de Cooperação Alemã (GTZ), o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e organizações e movimentos da sociedade civil.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...