terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Serra das Confusões, no Piauí, será o maior parque do bioma caatinga no país


Importante sitio histórico e ecológico terá área ampliada com incorporação
da Serra Vermelha. Acordo entre o MMA/ICMBio e o
governo do estado foi fechado nesta quarta-feira, em Brasília

O Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí, será, a partir de março, a maior unidade de conservação da caatinga, ao incorporar aos seus 5,5 mil hectares parte da área da Serra Vermelha.
Situado ao sul do estado, em um bioma de transição com o cerrado, o parque preserva sítios históricos, além de ser um importante destino turístico do Nordeste.
Um acordo entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o governo de Piauí, que vinha sendo costurado desde 2008, foi fechado nesta quarta-feira (10/02) entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador Wellington Dias.
Com isso, as áreas de maior altitude da Serra Vermelha passam a integrar a área protegida, e a agropecuária poderá explorar as áreas mais baixas. O decreto ampliando o parque deverá ser assinado no início de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O entendimento prevê, ainda, a incorporação da reserva legal de 20% das propriedades, como é previsto pelo Código Florestal para o bioma caatinga, pelo parque. A medida é destinada a atender aos produtores que atuam no entorno daquela Unidade de Conservação e assegurar uma área maior para a produção.
O memorial descritivo da área está em fase de conclusão pelo ICMBio. Documento que servirá para definir, além do território a ser incorporado ao parque, a Área de Preservação Permanente (APP) para os pequenos, médios e grandes produtores da região.
O Instituto já identificou a área de concentração prioritária para a produção na região de Novo Horizontina. A estimativa inicial é ampliar o Parque Serra das Confusões em 270 mil hectares, número que depende da conclusão do memorial.
(Foto: Divulgação/ Ministério do Meio Ambiente  - Fonte: Globo Rural).
Leia também: Serra das confusões se torna o maior parque nacional dentro do bioma caatinga

                           
Leia também: Piauí terá caatinga mais preservada

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...