Postagens

Mostrando postagens de Maio 26, 2011

Conheça o pequeno e deslumbrante Piauí .

Imagem
Rio Parnaíba é o único das Américas cuja foz deságua para o mar
Da Redação


entretenimento@eband.com.br

Situado na região Nordeste do país, o pequeno estado do Piauí, que há alguns anos abre suas portas para o turismo, começa a ganhar espaço quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura. Com apenas 66 quilômetros de litoral e uma geografia que varia de vales úmidos a Chapada das Mangabeiras, o Estado abriga o complexo Polo Costa do Delta e a Serra da Capivara. O complexo é declarado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco por conter vestígios do surgimento do homem no continente americano e formações geológicas de mais de 400 milhões de anos. O Delta do Rio Parnaíba é o único das Américas cuja foz deságua em mar aberto e, em seu caminho, vão surgindo praias fluviais. Seu delta forma um arquipélago com 2700 km² de área com mais de 80 ilhas e praias desertas. Em território piauiense, cruza as cidades Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, fo…

Os mandamentos do Padre Cícero para o agricultor. Importante leitura em tempos de alteração no código florestal Brasileiro.

Imagem
Deputados deveriam ter lido os mandamentos do Padre Cícero Romão Batista, antes de mexer no Código Florestal. O Padre tornou-se um Santo popular, venerado em todo o Nordeste brasileiro.

Os mandamentos do Padre Cícero para o agricultor

" 1. Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau;
2. Não toque fogo no roçado nem na caatinga;
3. Não cace mais e deixe os bichos viverem;
4. Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer;
5. Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza;
6. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva;
7. Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta;
8. Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, cajú, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só;
9. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas p…