sexta-feira, 8 de julho de 2011

Parque Nacional de Sete Cidades completa 50 anos de criação.


Parque Nacional de Sete Cidades - Foto divulgação: IBAMA
De acordo com vários historiadores brasileiros, as formações encontradas no Parque Nacional de Sete Cidades abrigaram a nação indígena Tabarana, formada pelas tribos dos Quirirus e dos Jenipapos. A área dominada por este grupo se limitava ao norte pela região costeira, a oeste pelo rio Parnaíba, ao sul pelo rio Poty e a Leste pela Serra da Ibiapaba.

O Parque Nacional de Sete Cidades completa este ano 50 anos de criação. O parque é uma Unidade de Conservação federal, integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio.
Foi criado em junho de 1960 em virtude, principalmente, da existência de formações geológicas de grande beleza cênica (fotos abaixo).
O parque tem cerca de 6.221 hectares e encontra-se numa zona de transição, tendo características de caatinga e cerrado, bem como fauna e flora destes dois biomas. Localiza-se nos territórios dos municípios piauienses de Pirucuruca e Brasileira, no norte do estado, distante cerca de 190 km da capital, Teresina. É aberto à visitação com possibilidade de visualização das principais formações rochosas.
As formações geológicas se distribuem em sete sítios principais que levaram à denominação de Sete Cidades, por serem descritas como sete cidades de pedra. Essas formações têm formas as mais diversas que lembram desde animais, como a pedra da tartaruga e a pedra do elefante, até figuras humanas, como a cabeça de D. Pedro.
Além dos atrativos geomorfológicos, há também outros atrativos como as cavernas e as inúmeras e diversificadas pinturas rupestres espalhadas pelo paredões de pedra, incluindo representações de figuras humanas, animais e, até, figuras polêmicas que lembram discos voadores, por exemplo. Há, ainda, cachoeiras e piscinas naturais em seu interior.
Por fim, temos a função genuinamente ecológica do parque, que é a proteção dada à fauna e flora presentes na área da unidade. A flora compreende espécies como o Pequi, a faveira, o jatobá, o Angelim, entre outros. No que diz respeito à fauna, também bastante diversificada, encontram-se, dentre outras espécies, jacu, paca, veado, tamanduá, cutia e onça suçuarana. Em relação aos aspectos ecológicos vale ressaltar a importância de instituições como a Universidade Federal do Piauí, que realiza pesquisas na área do parque.
Como se vê, Sete Cidades é um parque de grande beleza cênica e importância ecológica, cheio de riquezas e atrativos que o tornam, sem sombra de dúvidas um dos mais belos parques do estado do Piauí e do Brasil. Vale a pena conhecer essa preciosidade natural, caminhar pelos seus 12 km de trilhas e apreciar esta que é uma das muitas riquezas do estado. (Fonte: 180graus.com)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...