sexta-feira, 4 de maio de 2018

Sustentabilidade do bioma é foco da celebração do Dia Nacional da Caatinga


 

Sustentabilidade do bioma é foco da celebração do Dia Nacional da Caatinga



(Foto Codevasf)
 
 
Um seminário vai marcar a comemoração do Dia Nacional da Caatinga e promover a sustentabilidade do bioma na quarta-feira (2) em Recife. O evento é organizado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, com participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), IBAMA, APNE - Associação Plantas do Nordeste e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outras instituições que integram o comitê. A programação ocorre das 13h30 às 18h30 no auditório da Pró-Reitora de Extensão da UFRPE.

O chefe do Escritório de Representação da Codevasf em Recife, Marcelo Teixeira, ressalta que o foco do evento deste ano – a sustentabilidade – vai enfatizar a proteção do bioma e das áreas já conquistadas, favorecendo maior visibilidade à atuação do comitê e às iniciativas exitosas da região. "Estamos felizes com os esforços que estão sendo feitos para criação de novas Unidades de Conservação no Bioma Caatinga. Insistimos que o perfil da conservação nesse bioma passa também pelas categorias de uso sustentável que vão permitir fazer a difusão do potencial da Caatinga para a socioeconomia regional. Ainda é importante destacar a atuação do governo estadual, que vem fortalecendo o sistema de áreas protegidas", explica.

Segundo Teixeira, a Codevasf tem papel importante na divulgação e na preservação da Caatinga, presente em boa parte da área de atuação da empresa, e no fomento à participação da juventude rural engajada no Projeto Amanhã e no incremento de Arranjos Produtivos Locais típicos da região.

Entre os destaques das ações executadas pela Companhia em Pernambuco, está a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga. No município de Floresta, a Estação Ecológica Serra da Canoa, com 8 mil hectares, foi a segunda unidade criada no estado. Já o Parque Estadual Serra do Areal e a Estação Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa do bioma, foram criadas na área de reserva legal do Projeto Pontal, implantado pela Codevasf em Petrolina.

A Codevasf também atua no Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, por meio do Escritório de Representação de Recife. O comitê é uma entidade pública sem fins lucrativos, de caráter consultivo, propositivo e deliberativo. São 34 instituições participantes (17 públicas e 17 da sociedade civil), entre elas a Codevasf. Esse comitê é subordinado ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga – onde a Codevasf participa da Secretaria Executiva.

A Caatinga é uma das seis grandes regiões ecológicas do Brasil e o único bioma inteiramente restrito ao território nacional. Ela ocupa cerca de 844.453 km² – o equivalente a 11% do território nacional e 70% da região Nordeste – nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe, além de Minas Gerais, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
O bioma é rico em espécies de plantas, muitas das quais não se encontram em nenhum outro local. Estima-se que existam, pelo menos, 5.344 espécies vegetais nativas. Dessas, aproximadamente 744 são exclusivas da região.
Sobre a data
O Dia Nacional da Caatinga foi instituído em 2003 por meio de decreto presidencial. A data escolhida (28 de abril) homenageia o nascimento do professor pernambucano Vasconcelos Sobrinho (1908-1989) – considerado pioneiro nos estudos ambientais no Brasil e defensor da Caatinga.
Neste ano, como a data cai no sábado, o seminário comemorativo foi marcado para 2 de maio (quarta-feira) a fim de garantir maior participação de estudantes e técnicos de órgãos públicos, da inciativa privada e da sociedade civil com interesse e interface de atuação na região.
O evento é gratuito, com inscrições no local a partir das 13h. A realização tem ainda a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis da UFRPE (LIAR), Programa de Educação Tutorial – Ecologia (PET Ecologia) e Laboratório de Química Aplicada a Fitoterápicos.

Serviço
Seminário: "Dia da Caatinga – Conservação e uso sustentável"
Quando: 2 de maio (quarta-feira), das 13h30 às 18h30
Onde: Auditório da Pró-Reitora de Atividades de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Rua Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife/PE.
Mais detalhes: Pelo e-mail pet.ecologia.ufrpe@gmail.com


Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

UFRPE apresenta estudo sobre novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão

UFRPE apresenta estudo sobre novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão
 


Marcando a comemoração pelo Dia Nacional da Caatinga, nessa quarta-feira, 02, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) receberá a climatologista Francis Lacerda, coordenadora técnica do Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto de Pernambuco (IPA), para demonstrar novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão a partir da plantação da vegetação nativa, associada ao uso da energia solar.
A pesquisadora, que lidera uma rede de pesquisadores no Brasil (Ecolume) para estudar essas questões através de projeto financiado pelo CNPq, quer demonstrar que é possível “plantar água” no semiárido, “comer caatinga” e irrigá-la pelo sol, através do “recaatingamento”. O evento acontecerá na Pró-Reitoria de Atividade de Extensão da UFRPE, em Recife, a partir das 13h30.
A atividade é uma realização da UFRPE, tendo o Comitê Estadual da Reserva Brasileira da Caatinga de Pernambuco (CERBCAA) como um dos responsáveis. “A Caatinga, por estar localizada numa região semiárida e economicamente pobre, continua sendo subjugada, mas se conservada e havendo seu uso de forma sustentável, seu potencial socioeconômico e ambiental é incrível”, aponta Rita de Cássia, coordenadora do CERBCAA.
Um desses potenciais, segundo os pesquisadores do Ecolume, é a possibilidade de “plantar água”. O projeto já começou os estudos e o trabalho de campo no município de Ibimirim. A atividade continuará pelos próximos dois anos. Doutora em Recursos Hídricos, Francis assegura que é possível alcançar resultados hídricos significativos pelo replantio da caatinga, amenizando um dos maiores problemas do semiárido.
“A flora da Caatinga, a qual é totalmente adaptada a altas temperaturas, está em plena conexão entre a água do solo com a da atmosfera, sendo naturalmente já inteligente para regular o microclima do local e reter água em sua volta, trazendo, com isso, benefícios diversos à natureza e às populações”, explica Francis.
A rede Ecolume é formada pelo IPA, Serta, UFRPE, INPE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Instituto Federal do Sertão, Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Da redação do  Blog Alvinho Patriota

Sustentabilidade do bioma caatinga foi discutida em seminário no Recife

Sustentabilidade do bioma caatinga foi discutida em seminário no Recife


Foto: Ascom Codevasf/divulgação

O Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) foi marcado por um seminário nesta quarta-feira (2), no Recife, com o intuito de promover a sustentabilidade do bioma. O evento foi organizado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco (CERBCAA), com participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outras instituições que integram o comitê. A programação ocorreu das 13h30 às 18h30 no auditório da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE.
O chefe do Escritório de Representação da Codevasf no Recife, Marcelo Teixeira, ressalta que o foco do evento deste ano – a sustentabilidade – vai enfatizar a proteção do bioma e das áreas já conquistadas, favorecendo maior visibilidade à atuação do comitê e às iniciativas exitosas da região.
Estamos felizes com os esforços que estão sendo feitos para criação de novas Unidades de Conservação no Bioma Caatinga. Insistimos que o perfil da conservação nesse bioma passa também pelas categorias de uso sustentável que vão permitir fazer a difusão do potencial da Caatinga para a socioeconômica regional. Ainda é importante destacar a atuação do governo estadual, que vem fortalecendo o sistema de áreas protegidas”, explica.
Segundo Teixeira, a Codevasf tem papel importante na divulgação e na preservação da Caatinga, presente em boa parte da área de atuação da empresa, e no fomento à participação da juventude rural engajada no Projeto ‘Amanhã’ e no incremento de Arranjos Produtivos Locais típicos da região.
Ações
Entre os destaques das ações executadas pela Companhia em Pernambuco está a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga. No município de Floresta, a Estação Ecológica Serra da Canoa, com 8 mil hectares, foi a segunda unidade criada no Estado. Já o Parque Estadual Serra do Areal e a Estação Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa do bioma, foram criadas na área de reserva legal do Projeto Pontal, implantado pela Codevasf em Petrolina. As informações são da assessoria da Codevasf.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...