Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2011

Imagens da Caatinga.

Imagem
João Vital Evangelista Souto - especialista em fotografar a natureza.

Yuno Silva - repórter


Fotografar a natureza pode até parecer uma coisa simples, mas capturar e traduzir a magia de um lugar com apenas um clique é o desafio que move o fotógrafo potiguar João Vital Evangelista Souto, especialista em registrar a Caatinga, seus habitantes e sua cultura. Bioma típico da região Nordeste do Brasil, quando se fala em Caatinga vem logo à mente aquela paisagem pedregosa, árida, cheia de espinhos e vegetação retorcida. Não deixa de ser isso também, mas é muito mais: há toda uma gama de possibilidades imagéticas que podem perfeitamente passar despercebidas ao olhar menos atento.
Profissional há 25 anos, dos quais 22 são voltados para revelar as diversas faces do único ecossistema exclusivamente brasileiro, João Vital embarca nos próximos dias para Brasília, onde participa da exposição coletiva “Caatinga: Belezas e Riquezas”, ao lado de nomes consagrados como Araquém Alcântara. Em cartaz no Esp…

Área da Caatinga equivalente a duas cidades do RJ é transformada em lenha anualmente.

Imagem
Nada menos que 2,8 mil Km2 do bioma viram lenha todos os anos/Foto: Pernambuco de A-Z

O bioma, no qual estão abrigados 27 milhões de pessoas e cerca de 11% do território nacional, está em ritmo acelerado de devastação, segundo números apresentados na quinta-feira (28), em audiência pública na Câmara dos Deputados.
Os dados revelam que 2,8 mil Km2 do bioma são transformados em lenha anualmente. O total equivale a 40% da matriz energética da região, uma das mais sujas do Brasil, e corresponde a extensão de duas cidades do Rio de Janeiro. O encontro, que fez parte do Dia Nacional da Caatinga, serviu de alerta para a necessidade de se buscar urgentemente modelos de sustentabilidade socioambiental e econômica para a região. O MMA anunciou que vem avançando em convênio com os estados do Nordeste, onde está a maior área de Caatinga, no sentido de criar e implementar pelo menos 40 novas Unidades de Conservação (UC), na tentativa de conter o avanço da desertificação. "Os cenários de mudanças…