terça-feira, 7 de junho de 2011

População de onças na Serra da Capivara no Piauí surpreende a UnB.




Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) descobriram que a população de onças na Serra da Capivara, no Piauí, alcança 2,67 indivíduos para cada 100 km². O índice é semelhante a medições feitas na Amazônia (2,84 indivíduos para cada 100 km²) e superior aos encontrados no Cerrado (2,00 indivíduos para cada 100 km²) e na Mata Atlântica (2,22 indivíduos para cada 100 km²).
A informação muda paradigmas, pois, até aqui, se acreditava que a sequidão da caatinga dificultava o estabelecimento de populações de onças no local. “Acreditávamos que as características ambientais e climáticas da Caatinga eram pouco favoráveis às onças”, explica o biólogo Samuel Astete, autor do trabalho, que usou “armadilhas” fotográficas para flagrar o maior predador das Américas.
O professor Jader Marinho, orientador da pesquisa, explica que a descoberta é uma boa notícia: “A presença de onças é um indicador de que há uma região tão rica e bem conservada a ponto de manter uma população densa de um predador característico de áreas úmidas e com recursos abundantes”. A reportagem completa sobre o aparecimento de onças na caatinga está no dossiê da 6° edição da revista Darcy, da Universidade de Brasília. (Fonte: 180graus.com) - (Foto: Território Animal).


A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...