segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Comitê apresenta o Resumo da XII Reunião Ordinária


O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE reuniu-se no último dia 27 de agosto na Fundaj/Derby em Recife(PE) . A seguir apresentamos um resumo com as atividades desta última reunião para assim socializarmos as informações e os encaminhamentos necessários para as ações que deveremos realizar até a nossa próxima reunião:
· Do item INFORMES, resultou a programação de uma reunião em Serra Talhada com a participação de técnicos do IBAMA, Instituto Chico Mendes, CPRH, Associação de Proprietários de RPPNs de Pernambuco e professores do campus de Serra Talhada da UFRPE para divulgação dos procedimentos de criação de RPPNs junto aos proprietários rurais daquele município até o final de setembro.

· Da palestra Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Araripe de Pernambuco: 1. Que o CERBCAA-PE encaminhará documento à coordenação do Programa com sugestões para mudanças na lei do ICMS Socioambiental de Pernambuco no menor espaço de tempo possível. 2. Que o Programa disporá de recursos financeiros para a criação de novas Unidades de Conservação o que é de interesse do CERBCAA-PE.

· Quanto à proposta de Mudanças no decreto de criação do CERBCAA-PE a minuta que foi aprovada na reunião será objeto de redação final e serão convidadas mais, no mínimo, duas ONGs para que seja mantida a paridade órgãos públicos versus representantes da sociedade civil.

· Entre as sugestões para o plano de ação do Comitê para o biênio 2008/2010 foram apresentadas: 1. Lançamento de concurso para estudantes de pós-graduação que desenvolvam trabalhos de pesquisa cientifica na caatinga pernambucana e publicação destes trabalhos; 2. Interiorização do CERBCAA-PE com a criação de representações regionais; 3. Gestões do CERBCAA-PE para a criação de linhas de financiamento de pesquisa junto a órgãos financiadores (FINEP, FACEPE, BNB e outros) especificas para trabalhos desenvolvidos na Caatinga; 4. Comemoração do Dia Nacional da Caatinga em todos os municípios do Estado (em articulação com a Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos).

· Além das sugestões acima o Coordenador do Comitê enviará para o grupo de discussão na internet o plano de ação referente ao período 2006/2008 para que pessoas que não estiveram presentes a reunião encaminhem sugestões para o próximo biênio (2008/2010).

· Até 30 de setembro deverá ser encaminhada ao governo do Estado a minuta com as modificações no decreto que criou o Comitê.

· A próxima reunião ordinária do CERBCAA-PE será no próximo dia 29 de outubro do corrente ano na FUNDAJ – Derby, caso não seja possível neste local, será na UFPE. Para proferir palestra nesta reunião será convidado o responsável pelo núcleo Caatinga do MMA, João Artur Seyffarth.


Elcio Alves de Barros
Coord. do CERBCAA-PE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...