sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Reunião sobre desertificação


Conforme determinado na XIII Reunião Ordinária do CERBCAA-PE (realizada na Fundaj em 29.10) o Comitê realizou no último dia 13 de novembro no IPA, uma reunião que contou com a presença do consultor do MMA para desertificação, Ricardo Padilha e membros do comitê que lidam com a temática da desertificação de forma direta ou indireta, além de técnicos de instituições que trabalham com este tema. A reunião teve a coordenação de Elcio Barros.
O Professor Fernando Mota da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE apresentou o trabalho realizado por ele e sua equipe, sob o título:
“Processos e mecanismos de desertificação no estado de Pernambuco - Nordeste Brasileiro - com especial referência ao núcleo de Cabrobó: município de Belém do São Francisco”.
O referido trabalho teve como objetivo geral realizar levantamento do atual quadro do processo de desertificação no Estado de Pernambuco de forma a poder avaliar a evolução do processo nos últimos 30 anos e implementar técnicas de recuperação de solos degradados em área piloto.
Como objetivos específicos, realizar levantamento das áreas desertificadas no Estado de Pernambuco, identificando-as em base de dados espaciais.
Estabelecer o município de Belém de São Francisco como área de estudo, com indicação dos diferentes graus de degradação de seus solos (ou de desertificação), segundo indicadores definidos por Vasconcelos Sobrinho (1971; 1974; 1978a; b).
Selecionar área piloto para implementação da técnica de rochagem, como recurso recuperação de áreas desertificadas.
Monitoramento ambiental de áreas susceptíveis à desertificação utilizando indicadores biológicos: interação abelhas e plantas.
Possibilitar participação efetiva, ao nível local, das populações residentes, através da educação ambiental, nos trabalhos de controle do processo de desertificação e manutenção da biodiversidade e heterogeneidade biológica.
Em breve disponibilizaremos a apresentação neste blog.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...