sexta-feira, 30 de setembro de 2011

XXI Reunião do CERBCAA/PE contou com a apresentação sobre a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga.



 Em reunião realizada hoje na sede do IPA-Instituto Agronômico de Pernambuco, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga contou com a participação e apresentação sobre a Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga - A Caatinga na Rio+20, realizada pelos técnicos do Banco do Nordeste, Maria Clézia Pinto e Pedro Henrique F. Araújo.
Os técnicos explicaram que o Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o Instituto Nordeste XXI, irá realizar a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga - A Caatinga na Rio+20, nos dias 9, 10 e 11 de Novembro de 2011, na sede do Banco, em Fortaleza (CE). O evento tem como objetivos: Discutir a gestão do bioma Caatinga; Elaborar o documento intitulado "Declaração da Caatinga", que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos e demais setores da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável do bioma e por fim inserir, por meio da Declaração da Caatinga, as questões relacionadas ao bioma nas discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20.
Discutir o Projeto de Valorização do Bioma Caatinga, nos 17 municípios do Pajeú, foi outro tema importante da 21ª reunião do Comitê Estadual da Reserva da Caatinga (CERBCAA/PE) . Para o coordenador do CERBCAA/PE e superintendente Administrativo e financeiro do IPA, Elcio Barros, a finalidade do projeto é conscientizar a população a respeito da importância do Bioma, exclusivo do Nordeste Brasileiro, por meio da implantação de subcomitês regionais nos municípios onde o projeto atua servindo de ponte entre o comitê estadual e os municipais. Assim espera-se a proposição de ações de preservação e conservação deste ecossistema. A última etapa deste projeto será a realização de um seminário, que deverá ser realizado em um dos municípios (Afogados da Ingazeira, Serra Talhada ou Triunfo) neste mês de outubro.
Estiveram presentes a reunião, representantes da Codevasf, Sudene, ICMbio, SBPC/PE, BNB, IPA, CNBCAA, Uast/UFRPE, OCB/Âncora, EMA, APNE e Pedra do Cachorro/GDMA.

Mais informações e inscrições no site: http://www.caatinganariomais20.org.br/
(Fonte: O Nordeste.com)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...