domingo, 26 de abril de 2009

28 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA NACIONAL DA CAATINGA. NÓS TAMBÉM PODEMOS PRESERVÁ-LA.

"Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente
se forma mais forte do que o poder do lugar".
João Guimarães Rosa, Em Grande Sertão: Veredas
Pois bem, que tal falarmos um pouquinho então da Caatinga? Acho uma excelente idéia!
A Caatinga é o único bioma endêmico do Brasil, e só isso já seria um grande motivo para o conservarmos.
A caatinga ocupa grande parte de todos os estados do Nordeste brasileiro e de Minas Gerais, com uma área total de 750.00 km², dos quais apenas 0,65% da área deste bioma encontra-se protegido por unidades de conservação.
A vegetação da caatinga dá um verdadeiro show de adaptação e sobrevivência, adaptando suas floras para suportar a pouca quantidade de água e as elevadas temperaturas, sendo conhecidas como "xerófitas".
Algumas das Unidades de Conservação mais conhecidas do Sertão Nordestino são O Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional das Sete Cidades, ambos no Piauí, Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, Parque Nacional da Chapada Diamantina e a Estação Ecológica do Raso da Catarina, na Bahia.
Originalmente eram 840 mil quilômetros quadrados cobertos de "mata branca" - tradução da palavra tupi-guarani. Hoje a Caatinga resiste em 520 mil quilômetros quadrados dos estados nordestinos do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e adentra o Sudeste pelo norte de Minas Gerais, onde vivem 28 milhões de brasileiros. (Ecossistemas brasileiros Caatinga).
Em Pernambuco, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE participa no dia 28.04 (terça-feira) de eventos com a Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE) . O evento marca o decreto assinado, no ano de 2003, pelo presidente Lula, que homenageia o ambientalista e pesquisador da UFRPE João Vasconcelos Sobrinho.
Os debates serão coordenados pelas professoras Lourinalda de Oliveira – membro do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAA-PE) – e Ednilza Maranhão, coordenadora do grupo de pesquisa Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade da Caatinga (CUSBCAA).
Em Caruaru, o CERBCAA/PE participa da comemoração, com o apoio da UFPE, IPA, IBAMA/PE e BNB em evento a ser realizado no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, em Caruaru (PE), no horário das 17h as 19h. O Dia Nacional da Caatinga em 2009 será comemorado com o lançamento do Projeto Mostra de Cinema Bela Caatinga, aprovado recentemente pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB e pretende colocar as questões relacionadas ao bioma e seu meio social e cultural para conhecimento do maior número de pessoas da região. O Projeto consta de apresentações de filmes que retratam a Caatinga e seu povo, de longas e curtas metragens em pequenas e médias cidades da caatinga pernambucana,
(Fonte: Blog Sertão Nordestino) e Marcelo Teixeira.

Audiência pública marca comemorações do dia da Caatinga

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...