quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Comitê reivindica criação de Unidades de Conservação na Caatinga.

















A festa do umbu na Bahia


Agricultores da região de Uauá, no nordeste da Bahia, organizaram a 1ª festa do Umbu. O objetivo é mostrar a variedade de produtos que podem ser feitos com a fruta.
Eles chegam em família para fazer a colheita e passam horas escolhendo os melhores frutos do umbuzeiro. Agora, na época de safra, o umbuzeiro produz uma média de 15 mil frutos, com cerca de 300 quilos.
O umbuzeiro geralmente cresce na vegetação da caatinga, com ar seco e dias ensolarados. Requer clima quente e desenvolve melhor em solos não-úmidos. É que a árvore por si só já armazena muita água.
Talvez por isso a árvore seja considerada sagrada pela região. Mesmo na seca os frutos aparecem. Em 2003, os agricultores criaram uma cooperativa para organizar a comercialização do umbu. A iniciativa começou com 44 famílias. Hoje reúne mais de 300.
O agricultor José Edmilson Alves é um dos cooperados e acredita que a associação foi importante para a região. “Descobriu-se uma potencialidade enorme de produtos. As pessoas antes só conheciam o umbu. Com o beneficiamento, conhecemos a compota, a geléia e o próprio suco”, disse.
Os produtos feitos à base de umbu ficam à mostra na cooperativa. Doces, geléias, sucos e até a raiz do umbuzeiro é aproveitada como alimentação. Alguns produtos começaram a ser exportados há três anos.
Nesse fim de semana, os cooperados organizaram uma festa para mostrar a importância do umbu para a região. No centro de Uauá: oficinas, artesanato e uma infinidade de comida feita à base de umbu.
A pernambucana Maria do Socorro Sampaio, de passagem pela cidade, não resistiu ao doce da fruta.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...