quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como criar um sistema completo de captação de água da chuva.


Um grande diferencial dessa tecnologia, é que as peças permitem que sejam instaladas em casas
que já foram construídas, sem necessidade de fazer obras ou adaptações.


A empresa Harvesting do Brasil trouxe no ano passado soluções eficientes e de baixo custo para a captação e utilização de água de chuva, através de uma empresa australiana.
Até então, eram vendidos no Brasil uma tecnologia alemã que não separa o primeiro fluxo de água da chuva que desce do telhado (o que causa uma perda da qualidade da água já que o primeiro fluxo contém muito mais contaminantes), além de ser um sistema muito caro. A novidade, é que esse novo sistema australiano custa apenas 25% do que já existia no mercado, é de fácil instalação, retira esse primeiro fluxo de água que desce pelo telhado, e as cisternas não precisam ser enterradas.

Funcionamento do sistema


O sistema consiste basicamente de duas peças fundamentais:

- Um separador de folhas que é instalado logo abaixo da calha e retira todos os resíduos com mais de 1mm (insetos, folhas, animais mortos, penas, etc)

- Um Separador de fluxo que é instalado logo após o separador de folhas, a primeira água da chuva é direcionada para este pequeno reservatório que pode variar dependendo do tamanho do telhado, sendo que dentro do mesmo existe uma bola que faz a vedação do sistema assim que o mesmo é preenchido pela água, o sistema se esvazia automaticamente, pois na base existe um furo calibrado que esgota o sistema deixando o mesmo pronto para ser usado na próxima chuva.
Enquanto o sistema antigo que era vendido no Brasil por em torno de 2.000 reais (sem contar com o valor da mão-de-obra para enterrar a cisterna, refazer o jardim, etc), o sistema australiano da Harvesting pode ser comprado por 530 reais na Loja Virtual da Harvesting. Também é possível encontrar diferentes kits dos produtos de acordo com a necessidade da sua casa. Você deve considerar a metragem do telhado e a quantidade de água para armazenagem. Estão à venda cisternas de até 10 mil litros.







Parque Nacional da Capivara na Caatinga do Piauí: um dos mais ricos parques arqueológicos



O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 para proteger a área que abriga um dos mais ricos parques arqueológicos do mundo. Localizado no Estado do Piauí, o Parque guarda registros da ocupação humana que datam de 50 mil anos. Uma série de pinturas rupestres mostra como eram os hábitos e costumes dos homens primitivos.
Devido à sua importância histórica, o Parque Nacional da Serra da Capivara faz parte do Patrimônio Cultural Mundial, título concedido pela Unesco, desde 1991. Além da riqueza arqueológica, também tem formações vegetais e geológicas de grande beleza.
Fauna
A fauna do parque é formada principalmente por espécies do cerrado, como macacos, morcegos, tatus e veados, além de outras como onça pintada, tatu-bola, tamanduá-bandeira. Entre as aves figuram 208 espécies, entre elas o jacu e a codorniz.
Flora
A caatinga é a vegetação típica do Parque, que guarda formações vegetais características da zona semi-árida do Nordeste.
Atrações
O percurso aberto ao público é formado por 22 sítios arqueológicos preparados para visitação. Todos contam com escadas de acesso, passarelas e sinalização.
Localização e acessos
O Parque fica ao sudeste do Estado do Piauí, nos municípios de Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e João Costa. O acesso é feito através da BR-343 até a cidade de Floriano, seguindo pela PI-140 até São Raimundo Nonato.
Para quem vem do sul do país, uma boa opção é ir por Petrolina/PE (300 Km de São Raimundo Nonato). As cidades mais próximas são Coronel Dias e São Raimundo Nonato.
Área
100 mil ha
Temperatura Média Anual
25°
Infra-estrutura
Está aberto diariamente de 7h às 17hs, durante o ano inteiro. O valor do ingresso é R$ 3 por pessoa. O Parque tem Centro de Visitantes, auditório, lanchonete e sinalizações. Para quem pretende se hospedar na região, a cidade com melhor infra-estrutura é São Raimundo Nonato, a 40km do parque, onde há opção de camping no Museu do Homem Americano, além de hotéis e restaurantes simples. (Fonte: Ana Karla Rodrigues - 360graus)




A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...