quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Comitê Estadual da Caatinga se reúne com o Secretário Executivo de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.




Na manhã da sexta feira dia 08 de janeiro, o secretário de executivo de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Helvio Polito Lopes Filho, recebeu em seu gabinete na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - SECTMA os membros do Comitê Estadual da  Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE, Elcio Barros (Coordenador Geral), Guaraci Cardoso (Vice Coordenador) e Marcelo Teixeira (Secretário Executivo). O Secretário estava acompanhado das técnicas da SECTMA, Eliane e Andrea. A conversa girou em torno do pleito do CERBCAA/PE visando a criação de Unidade de Conservação - UC na caatinga no Estado de Pernambuco. A justificativa do Comitê é que o bioma caatinga abrange 86% do Estado de Pernambuco onde mais de três milhões de pernambucanos vivem neste bioma. No entanto, menos de 1% deste território está protegido por Unidades de Conservação integral. Nenhuma UC Estadual. Este é um dos fatores que faz com que a ação antrópica na caatinga seja insustentável ambientalmente. Por outro lado, grandes projetos econômicos estão sendo iniciados na região: a Transposição do Rio São Francisco, a Ferrovia Transnordestina, Novos projetos de Irrigação, entre outros. O Comitê acredita que diante da inevitável implantação destes projetos, os recursos das compensações ambientais originadas destes empreendimentos e outros recursos que a SECTMA possa captar para a criação de novas unidades de conservação, devem ser direcionados para a Caatinga pernambucana, com transparência e processo decisório condizente com os princípios da democracia participativa que nossa sociedade deseja. Dentro deste propósito o Comitê indicou áreas nos municípios de Serra Talhada e São Caetano para criação de Unidades de Conservação Estaduais: 1 – A área que nomeia a cidade de Serra Talhada; 2 – A Pedra do Cachorro, no município de São Caetano.
O Comitê explicou ao Secretário que no ano de 2009 discutiu a questão do ICMS SÓCIO-AMBIENTAL em reunião do CONSEMA realizada em maio na cidade de Bonito e em audiência pública realizada pela comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, propondo mudanças que aperfeiçoam este instrumento de política ambiental.
Por fim, foi apresentado o projeto denominado de “Valorização do Bioma Caatinga”, que pretende atingir todos os municípios pernambucanos incluídos neste bioma, levando ações de educação ambiental e concluindo suas ações em 28 de abril deste ano por ocasião da comemoração do Dia Nacional da Caatinga, na cidade de Serra Talhada com a instalação de 07 subcomitês do CERBCAA-PE.
O Secretário Helvio Polito gostou das idéias apresentadas, mas informou que estudará o assunto junto com os seus técnicos e brevemente dará respostas ao Comitê da Caatinga.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...