Postagens

Mostrando postagens de Agosto 22, 2011

Arara-Azul-de-Lear em pauta

Imagem
De hoje até a próxima sexta-feira, em Salvador (BA), será realizada uma reunião de monitoria e de revisão do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação da Arara-Azul-de-Lear. Trata-se da continuidade ao Plano de Ação elaborado em 2006. A intenção é avaliar se as metas estabelecidas no PAN estão sendo cumpridas.
Esse processo é feito por meio da Coordenação de Plano de Ação Nacional (COPAN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres (CEMAVE) do Instituto. Participam do encontro todos os atores envolvidos na conservação da Arara-Azul-de-Lear. A previsão é de que até 2014 sejam elaborados planos de ação para todas as espécies ameaçadas que ocorrem no Brasil.
A Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari) é uma espécie criticamente ameaçada de extinção e endêmica do bioma Caatinga. A estimativa populacional atual é de apenas 600 aves na natureza e 40 conhecidas em cativeiro. Entre as principais…

Pesquisa para a adaptação.

Imagem
Os estudos para o melhoramento das condições dos criadores no semiárido incluem uma revisão das formas tradicionais, que sobrecarregam o ambiente.
FOTO: EDUARDO QUEIROZ
O desenvolvimento tecnológico no semiárido caminha na direção do enfrentamento das condições adversas por meio de uma harmonização das atividades produtivas com o ambiente onde são desenvolvidas, de forma a garantir uma produção sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico. Para isso, no entanto, é necessário um esforço na integração de pesquisas e políticas públicas para a propagação de atitudes que promovam o uso sustentável dos recursos do bioma Caatinga A herança colonial brasileira do desperdício e da devastação dos recursos naturais entra em choque com uma nova mentalidade que começa a ser esboçada a partir dos anos 1990. Eis que o semiárido também sofre respingos desse novo pensar sobre o meio ambiente. Sai da condição de um lugar do sem jeito para se tornar um espaço de possibilidades. O desafio, ag…