Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2011

28 de abril - Dia Nacional da Caatinga - Mensagem do Coordenador Estadual do CERBCAA/PE.

Imagem
O Coordenador Geral do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE, Elcio Alves de Barros, fala neste Dia Nacional da Caatinga, sobre a importância da preservação deste Bioma para o nosso Estado e para o Brasil, e destaca as ações que estão sendo implementadas pelo Comitê.

DIA NACIONAL DA CAATINGA
Instituído através de decreto presidencial, de 20 de agosto de 2003, o 28 de abril foi escolhido em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro e pioneiro em estudos da caatinga, o professor João Vasconcelos Sobrinho. Durante muito tempo pensou-se que a caatinga fosse um ecossistema pobre, por isso a escassez de estudos sobre ela. O patrimônio biológico da caatinga não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo além do Nordeste do Brasil. Inclui áreas do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o Norte de Minas Gerais. São espécies nativas da caatinga ''barriguda'' (Cavanillesia arborea), amburana, aroeira, u…

Comitê da Caatinga participa da Semana Nacional do Bioma em Fortaleza.

Imagem
O único bioma exclusivamente brasileiro engloba nove estados e o norte de Minas, se tornará patrimônio nacional. (Foto: Cid Barbosa)
O CERBCAA/PE, através do seu Coordenador Geral, Elcio Barros, participou ontem (27.04) da Semana Nacional do Bioma Caatinga, realizada em Fortaleza (CE). O evento tem promoção do Ministério do Meio Ambiente, Governo do Ceará  e The Nature Conservancy.
Elcio Barros participou da mesa: "O Homem e a Biosfera", coordenada pela Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBCAA), Alexandrina Sobreira, com participação também de Indaiá Silva, representando o Comitê Estadual da Caatinga do Estado da Bahia, e de representante da Reserva da Biosfera, Bardenas Reales, da Espanha. A mesa debateu sobre a Interface entre o Programa o Homem e a Biosfera - Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga- COBRAMAB-UNESCO- 40 anos. Elcio também destacou as ações do Comitê de Pernambuco, fazendo referências ao nosso Blog da Caatinga …