sexta-feira, 30 de maio de 2008

Blog do Comitê da Caatinga PE (Escreva seus comentários sobre o tema)

Prezados amigos,

Estamos iniciando o nosso blog,objetivando discussão de assuntos relacionados ao bioma da caatinga em Pernambuco.

Sejam bem vindos e escrevam seus comentários sobre este importante e único bioma no mundo: A Caatinga!

13 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de criação do blog, sendo mais um fórum de discussões sobre o tema.

    Sucesso e sorte!!

    ResponderExcluir
  2. O Comitê da Caatinga, ganha mais um instrumento importante de divulgação e debate.
    Participem.
    Kátia

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse espaço aqui...
    Quando teremos arquivos sobre o tema?

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos,
    Para auxiliar a nossa comunicação, lançamos o Blog do Comitê da Caatinga que é uma ferramenta de Internet que nos ajudará a publicar e atualizar o blog a todo instante, de qualquer lugar do planeta, sem complicação ou programação.
    Na verdade, o blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Neste caso, o nosso tema é o Bioma Caatinga.
    Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu.
    Vários blogs são pessoais, exprimem idéias ou sentimentos do autor. Outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para atualizar um mesmo blog. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo.
    A melhor forma de entender o funcionamento de um blog é visitando um e fazendo comentários. Sempre que você quiser adicionar novidades, notícias ou qualquer outro conteúdo de interesse da Caatinga ao seu blog ou site, basta entrar nesta página e escrever o comentário e publicar.
    Um abraço a todos!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Salve o Dia Mundial do Meio Ambiente. Vamos garantir a preservação dos eco-sistemas.

    ResponderExcluir
  6. Caras e caros camaradas.

    Torpedo 55/08 - No Dia Mundial do Meio Ambiente, acabo de ouvir pronunciamento do MINC na TV. Enquanto o Ministro fala de desejos e intenções, o IBGE divulga, hoje, dados preocupantes sobre o nosso Desenvolvimento (dito) Sustentável. Afora o discutível sucesso da Economia, o IBGE mostra os péssimos indicadores sociais e ambientais, as outras dimensões da sustentbilidade: o descontrole sobre a Amazônia, o desgoverno dos nossos rios e lagos, o desmatamento, as queimadas, o lixo, (a falta de) saneamento, saúde, educação, a mortalidade infantil, os meninos (e os adultos) de rua, dos viadutos, dos sinais, o trabalho infantil, os assassinatos...
    Notícia boa: O Comitê Estadual do Bioma Caatinga lançou um Blog, dando chance de a gente discutir e dispor de uma atualização permanente sobre o nosso bioma, único no mundo.

    Um abraço.

    Wilame Jansen.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, espero que esse rico bioma possa estar no foco de boas discussões, debates e que cada vez mais seja dado seu devido valor.
    Abraços,

    Marcela Teixeira

    ResponderExcluir
  8. Nem tudo está perdido.
    Há uns pouco que pensam em preservação, defesa, amor pela natureza.
    Desejo sucesso nesta luta.
    Fúcsia

    ResponderExcluir
  9. Acho importante a criação e utilização de meios como este para divulgar a caatinga. É preciso a união de todos, governo,técnicos, estudantes, empresários, e a sociedade em geral para chamar a atenção deste bioma frágil que está sendo exaustivamente explorado. Parabenizo a iniciativa do Comitê aí de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo espaço para se debater a nossa caatinga. Será que o novo Ministro conhece a caatinga?
    Parabéns a equipe pela criação desta página. Seria importante a colocação de filmes sobre o pólo gesseiro do Araripe.

    ResponderExcluir
  11. Realmente um trabalho dígno de aplausos. Sugerimos buscar o envolvimento de outros órgãos formadores de opinião, tais como: clubes de serviços, maçonaria etc.

    ResponderExcluir
  12. A preservação da caatinga não pode ser dissociada da eliminação do risco constante de devastação provocada pela retirada criminosa de lenha para ser utilizada em olarias das regiões circunvizinhas.
    Durante o 17º Encontro Nacional da ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, ocorrido em Recife entre os dias 31/07 e 03/08 de 2007, foi apresentado pelo Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção um relatório ambiental demonstrando a situação das fábricas de tijolos e lajes em Pernambuco. O trabalho mostra que 95% dos materiais cerâmicos produzidos no estado são secados em fogo a lenha, gerando desmatamento e emitindo gases poluentes.
    Como sabemos, é notória a falta de escrúpulos de alguns empresários que comercializam lenha retirada ilegalmente da caatinga, e como é impossível pára os órgãos fiscalizadores inibirem esta prática criminosa, criamos uma cartilha com informações e noções básicas de como operar uma olaria ecológica para produção de tijolos de solo-cimento.
    Nossa idéia não é inviabilizar o tijolo cerâmico, mas, criar dentro de uma olaria convencional um novo segmento de trabalho, sem o uso de qualquer tipo de energia, ou geração de poluentes.
    Na olaria ecológica emprega-se o processo construtivo solo-cimento que dispensa a queima de combustíveis. No processo comum, para cada 1.000 tijolos produzidos são derrubadas e queimadas 05 (cinco) árvores (fonte: Cidades e Soluções - Globo News).
    A produção do tijolo de solo-cimento reduz a zero o nível de agressão ao ecossistema, seja com o desmatamento ou com a emissão de gases poluentes e fuligem.
    A olaria pode ser montada em qualquer local, seja em área urbana ou rural, sem restrições, tendo em vista a ausência de fumaça, resíduos ou entulhos, prejudiciais ao meio-ambiente.
    A tecnologia do sistema construtivo modular permite que os tijolos de solo-cimento sejam somente encaixados ou assentados com um leve filete de argamassa, reduzindo consideravelmente o tempo de construção da obra, e o seu custo final.
    Gostaríamos de dialogar com o Comitê da Caatinga em Pernambuco, para desenvolvermos um trabalho de divulgação deste assunto que é interessante para a sociedade como um todo, e traz benefícios inquestionáveis ao meio ambiente.

    Aldo Wassermann
    Ersa Engenharia Ltda.
    8820.7149 / 9222.4840
    aldowassermann@gmail.com
    ersa.eng@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela iniciativa! A caatinga é considerado um bioma exclusivamnete brasileiro,rico em fauna e flora, todavia precisa ser estudado. Participei de uma reunião organizada por Elcio e Ednilza Maranhão, em Serra Talhada, e gostaria de saber quando vai ser a abertura do projeto?

    Abraços, Ana Maria

    anfibiosdacaatinga@gmail.com
    anasiqueira17@hotmail.com

    ResponderExcluir

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...