Comitê realiza em Caruaru o III Seminário Regional para debater criação de reservas ambientais

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga - CERBCAA/PE, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru (PE) , e do IPA-Instituto Agronômico de Pernambuco, realizam, na quarta-feira (18/03/2009), na cidade de Caruaru (PE), o "III Seminário para criação de reservas particular do patrimônio natural (RPPN)." Em 2008 o CERBCAA/PE promoveu seminários com o mesmo tema nas cidades de Serra Talhada e São Caetano, apoiado pelas prefeituras locais.

O que é uma RPPN?
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural, também conhecidas como RPPN, são áreas de conservação ambiental em terras privadas, reconhecidas pelo SNUC como uma categoria de Unidade de Conservação. A RPPN é criada a partir da vontade do proprietário, que assume o compromisso de conservar a natureza, garantindo que a área seja protegida para sempre, por ser de caráter perpétuo. O Brasil abriga hoje 746 RPPN federais e estaduais, abrangendo um total aproximado de 583.000 hectares protegidos, distribuídos em todos os biomas brasileiros.Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza. Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

Programa do Seminário: Caruaru - Pernambuco
Data: 18 de março de 2009
Horário: 9:00 às 12:00 h
Local: CESPAM - Rua Visconde de Inhauma, 410 (Por trás do campo do Central)

Palestrantes:
Abertura:
- Elcio Alves Barros, Coordenador do CERBCAA/PE e o representante da Prefeitura do Município de Caruaru (PE);
- Luiz Guilherme Dias Façanha - Instituto Chico Mendes - ICMbio;
- Ricardo Souza Leão - Presidente da Associação de RPPNS de Pernambuco;
- Rodrigo de Castro - Federação de Proprietários de RPPNS.

Leia mais em: O que é uma RPPN? , Perguntas e respostas sobre RPPN e Pedra do Cachorro e visite o Portal de Caruaru(PE)

Comentários

  1. Elcio Barros - Coord. CERBCAA/PE6 de março de 2009 17:13

    No próximo dia 18, deste mês, (uma quarta-feira), o CERBCAA-PE estará realizando o III Seminário sobre Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural-RPPN, em Caruaru.

    Neste Seminário além da participação dos representantes do ICMbio - Instituto Chico Mendes e da CPRH, como palestrantes teremos a presença de Ricardo Souza Leão - presidente da Associação de Proprietários de RPPNs de Pernambuco e de Rodrigo Castro presidente da Federação de Associações de Proprietários de RPPNs do Brasil.



    Rodrigo Castro falará sobre:



    A Aliança da Caatinga e seu programa de incentivo à conservação em terras privadas na Caatinga abordando o funcionamento da Aliança, dos resultados obtidos no primeiro edital em 2008 e também falar do novo edital que está sendo preparado e deverá ser lançado em abril. No primeiro edital foi apoiada a criação de 18 novas RPPN na Caatinga nos estados do Ceará, Alagoas e Pernambuco, totalizando um ganho de 12.320 hectares para a conservação da Caatinga.

    Para realizrmos este Seminário estamos contando com a colaboração da Prefeitura Municipal de Caruaru, através do diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infra-estrutura Municpal Jorge Quintino e do IPA, através de seu diretor presidente, Júlio Zoé de Brito.

    Neste seminário esperamos contar com a presença de secretários municipais de meio ambiente dos municípios de toda região agreste que tem Caruaru como principal centro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

Postagens mais visitadas deste blog

Rio São Francisco - A extinção da caatinga (ESTUDO)

O risco da caatinga virar um deserto"A vegetação típica do Nordeste está literalmente sumindo do mapa