sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comitê discute ações de combate à desertificação


O Comitê Estadual de Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco – CERBCCA - promoveu nesta terça-feira (15) na Secretaria de Ciência e Tecnologia – Sectma, uma reunião extraordinária para discutir as ações do colegiado para o binômio 2008/2010. O Comitê vai implementar ações que visem reduzir o processo de desertificação da Caatinga. Caberá ao órgão articular as instituições públicas e entidades privadas, além da comunidade científica em busca da preservação.
Na oportunidade teve uma palestra sobre as ações de fiscalização do IBAMA em Pernambuco, proferida pelo chefe de fiscalização do órgão, Leslie Tavares. O CERBCCA objetiva apoiar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Caatinga, priorizando a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico, além de divulgar questões relacionadas ao bioma caatinga, atuando em ações ligadas à educação ambiental.
O Comitê de Pernambuco foi criado pelo Decreto nº 27.934, de 18/05/2005, do Governo do Estado. São membros do Comitê Estadual: Ibama, Codevasf, Embrapa, BNB, Sectma, AMUPE, representantes de municípios situados na Caatinga, das ONG's (Cecor e APNE), da Comunidade Acadêmico-Científica, dos Trabalhadores Rurais, do Setor Empresarial, dos Moradores e do Setor Cultural.
A Caatinga apresenta uma biodiversidade com muitas espécies de plantas e animais. Cerca de 70% do território nordestino é ocupado pela caatinga, com 56% da população nordestina morando no bioma. Em Pernambuco, 119 municípios fazem parte do bioma caatinga e 40% da população pernambucana vive nesta vegetação. Mesmo assim, mais de 600 mil hectares do território nacional formado pela caatinga já estão devastados, sendo que desses mais de cento e oitenta e um mil já estão em estado de desertificação.
A reunião contou com a participação do Secretário Executivo de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Aloysio Costa Júnior e de várias instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil.

3 comentários:

  1. Dr. Élcio,


    Inicialmente, parabenizo-o pela formação de designação de um Grupo para elaboração da Minuta de novo Decreto sobre a composição do CERBCAA, pondo-me à disposição para colaborar no que estiver ao meu alcance.

    Estou ciente da próxima reunião do CERBCAA: 27.08.2008.

    A título de sugestão, considerando que Brasileiro não é Inglês, nem tem vocação para sê-lo, sempre chegando atrasado, com raras exceções, a qualquer evento, seria aconselhável diminuir o número de temas a serem abordados no próximo encontro, o que seria mais produtivo para o grupo com a exposição e discussão dos assuntos expostos com maior abrangência e compreensão.

    Ainda a título de sugestão, seria interessante que os participantes fizessem seus questionamentos após a exposição do tema, evitando-se que o expositor fique tolhido em sua argumentação ou perca até a linha de raciocínio.

    Um abraço.

    Alipio Carvalho Filho - "O Pankararu".
    Representante da EMA - Ecologia e Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Antes mesmo de passarmos a ata da nossa última reunião, ou
    informarmos os encaminhamentos acertados, acho importante divulgar a data da nossa próxima reunião, principalmente para os que não puderam comparecer e também para quem não pode ficar até o final (quase 19 h).
    Está marcada para o dia 27 de agosto, última quarta-feira do mês.
    Local: Recife, talvez FUNDAJ, talvez IPA.

    Elcio Barros.
    Coord. CERBCAA-PE

    ResponderExcluir
  3. PORTARIA N.º 01/2008



    O Coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, no exercício de suas prerrogativas legais e regimentais,

    Considerando a necessidade de dinamizar as atividades do CERBCAA-PE, inclusive ampliar o número de entidades nele representadas,

    Considerando os encaminhamentos aprovados na reunião extraordinária realizada no último dia 15 do corrente mês,



    RESOLVE



    1. Criar Grupo de Trabalho composto pelos membros titulares do CERBCAA-PE, Marcelo Luiz C. Teixeira, representante da CODEVASF, e Danilo Régis Silva de Pontes, representante do BNB, e Willame Torres Jansen, representante da OCB - Organização das Cooperativas do Brasil – Seção de Pernambuco, não participante do CERBCAA-PE, para apresentarem sugestão de minuta de Decreto Estadual a ser encaminhado ao Governo do Estado para redefinir a composição do Comitê e outros assuntos pertinentes ao decreto Nº 27.934, de 18 de maio de 2005.

    2. A minuta produzida pelo GT deverá ser apresentada ao CERBCAA-PE na reunião ordinária marcada para o próximo dia 27 de agosto do corrente ano.

    3. Esta portaria entra em vigor a partir de 21 de julho de 2008.





    ELCIO ALVES DE BARROS

    Coord. CERBCAA-PE

    ResponderExcluir

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...