terça-feira, 21 de abril de 2009

Comemoração do Dia Nacional do Bioma Caatinga em Caruaru (PE) - Dia 28.04.2009





O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – CERBCAA/PE, tem a satisfação de convidar Vossa Senhoria para participar da comemoração do Dia Nacional da Caatinga, que acontecerá no próximo dia 28 do corrente mês, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, em Caruaru (PE). O Dia Nacional da Caatinga em 2009 será comemorado com o lançamento do Projeto Mostra de Cinema Bela Caatinga, aprovado recentemente pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB e pretende colocar as questões relacionadas ao bioma e seu meio social e cultural para conhecimento do maior número de pessoas da região. O Projeto consta de apresentações de filmes que retratam a Caatinga e seu povo, de longas e curtas metragens em pequenas e médias cidades da caatinga pernambucana, utilizando espaços públicos, escolas, faculdades e sindicatos. Para esta comemoração, o CERBCAA/PE conta com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco e o IBAMA/PE .


Leia mais em: UFRPE comemora Dia da Caatinga

2 comentários:

  1. CPRH e França celebram parceria em educação socioambiental

    No Ano da França do Brasil, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) recebe uma comitiva francesa, no período de 14 a 26 de abril, a exemplo do que ocorre neste ano nas principais cidades do país. Com o objetivo de estabelecer acordo de cooperação socioambiental, seis representantes franceses participarão de uma extensa agenda de atividades programada pela Agência, que inclui visitas a escolas, a lideranças comunitárias e ao Complexo Industrial de Suape.

    A missão francesa, chamada Leçon par Coeur, representa um marco nos programas de educação ambiental da Agência. Segundo o diretor presidente da CPRH, Hélio Gurgel, a missão se alia à determinação dos pernambucanos para somar esforços nos avanços que estão sendo promovidos no Estado.

    Leçon par Coeur é uma associação privada sem fins lucrativos, instituída em 1901, que ajuda de maneira constante - e não esporádica - jovens estudantes de países emergentes da América do Sul. A associação vem a escolas de Pernambuco para doar material didático e de educação ambiental, com o propósito de mostrar que todas as crianças do mundo, quando cercadas de recurso material mínimo adequado, conseguem ser bem sucedidas.

    No que chama de uma "aventura humana", a missão visita a creche Menino Jesus, em Casa Forte, e também a escola do MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), em Ipojuca. "Este primeiro apoio não para aqui, mas vai continuar por todo o ano de 2009, numa relação perene de cooperação entre alunos do Recife e do Liceu Saubrigues", comenta Véronique Datcharry, membro da associação e professora do Liceu de Saubrigues, que participa da missão em Pernambuco.

    Como parte da programação, representantes da CPRH acompanharão os franceses a uma visita ao Complexo Industrial de Suape, no litoral sul do Estado. A comissão vai observar a evolução socioeconômica do Estado aliada à preocupação com os cuidados ambientais que vem sendo tomados pelas empresas instaladas no complexo.

    Uma trilha pela Reserva Bita e Utinga possibilitará o reconhecimento do bioma Mata Atlântica, hoje reduzido a seis por cento de sua cobertura original no país. O bioma é objeto de atenção constante da CPRH junto aos produtores de cana-de-açúcar, que são orientados pela Agência à compensação e reflorestamento de áreas quando são indevidamente utilizadas.

    A Missão é o retorno do sucesso do Ano do Brasil na França, realizado em 2005 em território francês. Agora é a vez de o Brasil receber os franceses, reforçando a importância da presença e influência francesas em seu território.

    No Ano da França no Brasil, além de ações socioambientais, haverá intercâmbio artístico-cultural e científico. Um exemplo é a realização do ateliê de produção cinematográfica Produire au Sud que ocorre pela segunda vez no Recife de 21 a 24 de abril, através do qual foram contemplados três projetos de longas-metragens de Pernambuco - além de dois do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um do Ceará - com discussões sobre ferramentas jurídicas e financeiras, detalhes dos mercados e dos convênios de co-produção e estratégias de marketing.

    Fonte: NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CPRH

    ResponderExcluir
  2. Publicado em 24.04.2009 (Jornal do Commercio - Ciência e Meio Ambiente)

    Dia Nacional da Caatinga
    Terça-feira se comemora o Dia Nacional da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. A data foi instituída em 2003 por decreto federal e é uma alusão ao nascimento do ecólogo pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989). A unidade acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE) comemorará com palestras em escolas privadas e públicas, exposição de trabalhos dos alunos de graduação em biologia e de alunos do ensino fundamental e médio na praça principal da cidade, além de exibição de filme sobre a vida do ecólogo. Uma das coordenadoras do evento, a professor Ednilza Maranhão, considera a caatinga o bioma menos protegido, menos conhecido e o mais sensível à ação indiscriminada do homem.

    ResponderExcluir

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...