Caatinga monitorada.

Operação do Ibama, no Ceará, fiscaliza desmatamento e queimadas ilegais

Está em andamento, em todo o Nordeste, a Operação São José do Ibama, que prioritariamente atua no bioma Caatinga e tem como objetivo coibir desmatamentos e queimadas ilegais, fiscalizar planos de manejo e consumidores finais de lenha.
Até o momento, só no Ceará, já foram fiscalizados alvos nos municípios de Quixeramobim, Quixadá, Senador Pompeu e Mombaça. Ao todo os fiscais lavraram 11 autos de infração e aplicaram multas que já somam mais de R$ 205 mil.
Um dos problemas mais recorrentes encontrado pela equipe do Ibama é o comércio de Documento de Origem Florestal (DOF). Ele é uma espécie de guia, que informa o local de extração da madeira e todo seu percurso até o destino final, mas é frequentemente adulterado.
A Operação São José se concentra nos grandes consumidores de madeira (como as cerâmicas), no Pólo Gesseiro do Araripe, na secagem de grãos do agronegócio e nas carvoarias. Todos devem apresentar o DOF. Em geral toda a madeira nativa da Caatinga tem sido transformada em lenha, a maior matriz energética naquela região do País.

Comentários

  1. Sou agronomo, me chamo José Newton (conhecido por Júnior) e atualmente resido no Sítio Jerimum, estrada da boa vista em Mombaça no Ceará e estou profundamente sensibilizado com a situação que a minha gente se encontra sem pastagens para o gado e com a safra perdida por conta da estiagem e estou requerendo uma visita por parte das organizações para que seja urgentemente traçado um plano de manejo sustentável para a minha região visto que não há mensuração econômica por parte dos produtores, o que significa uma prática que atende em parte a subsistência da minha comunidade(200 a 20 kg/ha de milho e feijão de sequeiro) e como os lotes são reduzidos (0,5 ha)inviabiliza qualquer futura nova exploração
    e destrói consequentemente o bioma, seu substrato já reduzido com o apoio da secretaria municipal do meio ambiente e fontes financiadoras de projetos...não só repressão mas educação ambiental para mudar o perfil da minha região...agradeço desde já a solicitação...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

Postagens mais visitadas deste blog

O risco da caatinga virar um deserto"A vegetação típica do Nordeste está literalmente sumindo do mapa

Rio São Francisco - A extinção da caatinga (ESTUDO)