Personagens da Caatinga: Bode Rei, Cabra Rainha.


No semi-árido brasileiro, no ambiente da Caatinga, é costume dizer-se que não é o homem quem cria o bode, mas o bode que cria o homem. Diz-se também, que porco, galinha e bode são a poupança do pobre e que do bode se aproveita até o berro.
O sertão nordestino é o império do bode e da cabra. Ali, eles são os principais provedores de proteína animal para a maioria da população. Apesar de totalizarem cerca de 11 milhões de animais, sendo fundamentais para a sobrevivência das famílias que ainda resistem nas áreas rurais, os caprinos permanecem na clandestinidade da economia do país. Desde a antiguidade sabe-se que bodes e cabras são excelentes para produzir para o homem: leite, pele e carne, nessa ordem. Depois de quase 500 anos vivendo em sua poderosa invisibilidade, os milhões de cabras e bodes espalhados pelo Brasil começam a aparecer. BODE REI, CABRA RAINHA é um documentário onde os personagens principais são os bodes e as cabras; os coadjuvantes, seus humanos companheiros; e o cenário, a paisagem cultural e física do Nordeste brasileiro.
(Título da obra: Bode rei, cabra rainha / Ano da produção: 2008 / Cidade/ Estado: / Duração: 48 min / Produção: Super Filmes). Fonte: YouTube.

Comentários

  1. Olá!
    Conheci o blog por acaso, viajando pela internet e adorei.
    Tenho um blog sobre botânica, está no comecinho mas tb pode interessar, por enqto estou postando alguns comentários e meus trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal da Bahia. Espero que gostem! http://www.botanicahp.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

Postagens mais visitadas deste blog

Rio São Francisco - A extinção da caatinga (ESTUDO)

O risco da caatinga virar um deserto"A vegetação típica do Nordeste está literalmente sumindo do mapa