sexta-feira, 3 de abril de 2009

XIV Reunião Ordinária do Comitê da Caatinga será na UFPE na próxima 4ª feira, dia 08 de abril.


PAUTA DA XIV REUNIÃO ORDINÁRIA


Data: 08 de abril de 2009 (quarta-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Sala de Aula Prática - Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal Dept. Botânica – CCB -Centro de Ciências Biológicas
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco.

Assuntos

1. Abertura: Elcio Barros – Coordenador do CERBCAA/PE;
2. Leitura da Ata da XIII Reunião Ordinária – Marcelo Luiz C. Teixeira - Sec. Executivo;
3. Informes – Participantes;
4. Palestra: Atividades do Núcleo Caatinga do MMA – João Artur Seyffarth, Biólogo e Mestre em Ecologia – Coordenador do Núcleo do Bioma Caatinga da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA);
5. Avaliação dos Seminários sobre Criação de RPPNs;
6. Eleição do Vice-coordenador do CERBCAA-PE;
7. Comemoração do dia Nacional da Caatinga;
08 – Encaminhamentos;
09. Encerramento.

Elcio Barros
Coordenador do CERBCAA/PE

5 comentários:

  1. Francisco B.Campello3 de abril de 2009 às 21:10

    Prezados colegas

    É importante salientar que o Nucleo Caatinga, é responsável pelo processo de articulçao no MMA, em favor do Bioma Caatinga. Assim, seria importante aproveitar para vermos como andam os trabalhos para promover o uso sustentável desse bioma que vem contribuindo ao longo da historia com a economia da Região. Também é importante que os estados iniciem um processo de criação de suas U.C. Nesse momento é importante uma reflexão quanto ao perfil dessas U.C. Não podemos esta pensando em grandes áreas num ambiente com 33 hab./Km², pois estaremos criando conflitos permanentes com os entornos. Também existem categorias de U.C de uso sustentável, que deveriam ser mais intensificada, integrando as comuindade e a população em sua gestão.

    Depois dos Estudos do PROBIO, percebemos que não existem conflitos na Caatinga em termos de disponibilidade de área. Temos atualmente uns 35 milhões de ha de Caatinga. Área suficiente para atenderr um programa de criação de U.C e para a demanda por meio de uso sustentável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Colegas do Bioma Caatinga
    Sugiro que todos os Chefes/Responsáveis pelas UCs do bioma caatinga em Pernambuco se façam presente à esta reunião, inclusive porque já não faço mais parte do Comitê (CERBCAA) uma vez que eu estava como representante do IBAMA, que já indicou novo representante.Além disso, não tenho dúvidas de que é uma ótima oportunidade para que os membros desse fórum os conheça, bem como as propostas e ações que estão sendo levadas a efeito em suas Unidades de Conservação.
    Por solicitação do coordenador do CERBCAA, Élcio Alves de Barros, e em função da presença do João Artur, do MMA, poderemos estar apresentando para discussão a proposta que tínhamos elaborado com vistas á criação de novas UCs na caatinga, na época da existência do NUC e que estou enviando para conhecimento de vocês, em anexo.Observem pelas imagens que a localização dessas áreas está estritamente relacionada com o aumento da proteção do Parna Catimbau,Rebio Serra Negra e Flona Negreiros, já que a idéia inicial foi de que essas novas UCs tivessem uma função parecida com o desenho de uma Zona Tampão ou Corredores de Biodiversidade.
    Fico à disposição para esclarecimentos.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Elcio Barros - Coordenador do CERBCAA/PE3 de abril de 2009 às 21:14

    O coordenador do núcleo da Caatinga do MMA - Ministério do Meio Ambiente, João Artur, confirmou participação na próxima
    reunião do CERBCAA-PE.

    Será uma excelente oportunidade para reivindicarmos a criação de novas Unidades de Conservação Federais em nosso Estado.

    Acho muito importante a participação de todos os membros do Comitê, e convido especialmente, os técnicos do IBAMA, ICMbio,
    CPRH, APNE, Universidades e outras entidades/pessoas que realizaram estudos sobre este assunto a estarem presentes e discutirem este importante tema
    durante nossa reunião.

    Lembro que nossas reuniões são abertas ao público em geral, e que nossa próxima reunião será no próximo dia 08 de abril, uma quarta-feira,
    a partir das 09 horas na sala de pós - graduação do CCB - Centro de Ciências Biológicas da UFPE.

    ResponderExcluir
  4. Élcio,

    Confirmo minha participação. Vou falar das atividades do Núcleo do Bioma Caatinga.

    abs.

    ResponderExcluir
  5. Elcio Alves de Barros - Coordenador do CERBCAA7 de abril de 2009 às 09:52

    O projeto Cinema na Caatinga elaborado pelo CERBCAA-PE foi aprovado pelo Banco do Nordeste do Brasil.



    Com os seus registros, o cinema tem dado contribuição fundamental, a construção de identidades, a reflexão e enfrentamento de dificuldades e a preservação cultural.



    Este projeto está vinculado as atividades do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera Caatinga de Pernambuco (CERBCAA-PE), que pretende colocar as questões relacionadas ao Bioma e seu meio social e cultural, para conhecimento do maior número possível de pessoas da região. Outro aspecto que nos conduz a esta mostra é o desconhecimento pela população, da existência destas produções cinematográficas, nas quais eles são personagens e o local onde vivem é o cenário.



    O projeto consta de apresentação de longas metragens(6) e curta metragens (12), em qualquer gênero: documentário, ficção ou animação, que tenha como cenário a Caatinga e (ou) personagem o homem da região: sua cultura e meio ambiente, suas riquezas e dificuldades, seus heróis e bandidos. Os filmes serão exibidos durante o dia em escolas, faculdades, sindicatos e outros espaços. À noite os filmes serão exibidos em praça pública.



    Entre os objetivos deste projeto esta mostrar a população do semi-árido sua potencialidade cultural, ambiental, econômica, através da exibição de filmes e troca de idéias sobre os temas, vivenciados por essas populações. Acreditando, que as expressões apresentadas nos filmes selecionados, sejam elementos para reflexão da realidade, visando a conscientização e participação em mudanças fundamentais.

    Esperamos lançar esta mostra nas comemorações do Dia Nacional da Caatinga, próximo dia 28, que o CERBCAA-PE está programando, (falta confirmaçãode patrocínio) para a cidade de Caruaru, em parceria com a UFPE e Prefeitura Municipal da cidade.

    Mais informações sobre este projeto na nossa reunião ordinária de amanhã a partir das nove horas na sala de aula prática - Programa de Pós - Graduação em Biologia Vegetal - CCB(Centro de Ciências Biológicas da UFPE.

    ResponderExcluir

Alô amigos(as)caatingueiros(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre as notícias e sobre o BLOG.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Comitê Estadual celebram o Dia Nacional da Caatinga

Marcelo, Suassuna, Rita, Ednilza e Márcio (CERBCAA/PE) João Suassuna (Fundaj) Márcia Vanusa (UFPE) Francis Lacerda (IPA) e Jo...