APNE Lança cartilha da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas.





A RPPN Fazenda Almas é a quarta maior do bioma Caatinga e a maior do Estado da Paraíba. A fazenda localiza-se no município de São José dos Cordeiro, no Cariri paraibano e foi criado em 1990. A reserva tem 3.505 hectares de uma área total de 5.247 hectares da Fazenda Almas. Desde o ano de 2006, a Associação Plantas do Nordeste (APNE), em conjunto com a UFPB/DSE vem atuando ativamente na gestão e na conservação da Reserva, mediante um acordo com o proprietário. Além de ações de proteção, delimitação, infraestrutura e fiscalização, vêm sendo realizados estudos e pesquisas para caracterizar e avaliar a biodiversidade presente na área.

O projeto propõe consolidar a RPPN no contexto sócio - ambiental da região fortalecendo a gestão e a conservação, de modo a permitir a sustentabilidade e assegurar a adequada proteção contra as principais ameaças externas: caça predatória e invasão por animais domésticos.

As ações do projeto contemplam a elaboração de Plano de Manejo, o fortalecimento das pesquisas biológicas, a promoção do envolvimento e participação de atores sociais locais e regionais e a adequação ambiental das propriedades. Estão incluídas a promoção de atividades de educação ambiental em escolas e comunidades da região e visitas orientadas para a RPPN. Neste trabalho são realizadas a difusão das boas práticas de conservação e a adequação da proteção da Reserva, através de ações permanentes de fiscalização, entre outras atividades.

O projeto é apoiado financeiramente pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA), através do (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) Funbio e recebe a parceria de Sr. João de Arimatéia Sousa Braz, proprietário da RPPN Fazenda Almas, além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Sistemática e Ecologia – DSE, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento – CDSA. O período previsto de implementação do Projeto é de 36 meses( fevereiro 2012 a janeiro 2015). A coordenação é de responsabilidade da  Profa. Maria Regina de Vasconcellos Barbosa (UFPB).

A APNE lançou a cartilha da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Almas. Esta cartilha é um produto resultante de um trabalho de educação ambiental coordenado pela professora Dra. Alecksandra Vieira de Lacerda - LAEB/CDSA/UFCG.



Fonte: APNE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O risco da caatinga virar um deserto"A vegetação típica do Nordeste está literalmente sumindo do mapa

Rio São Francisco - A extinção da caatinga (ESTUDO)